Felizmente podemos dar um melhor destino ao lixo que produzimos sem que esse afete negativamente o meio ambiente usando o processo da reciclagem. Para isso basta termos um pouco de conhecimento em reciclagem, disposição e boa vontade. O reaproveitamento dos resíduos sólidos diminuirá a quantidade de lixo que vão para os aterros sanitários e também poupará a necessidade de retirar da natureza a matéria-prima.
Existem técnicas para o reaproveitamento de recursos sólidos como os plásticos, papéis e papelões, vidros, alumínios e outros.
Para a reciclagem de plásticos
Reciclagem de papéis
Começa também pela separação dos papéis, depois de separados devem ser picados. Tendo já o papeis picados coloque- os de molho em uma vasilha com água. Depois de bem amolecidos despeje em um processador para obter uma massa que fique parecida com papel machê, logo em seguida leve a massa em uma prensa, feito isso é só tingir e deixar secar.
As fábricas utilizam o papel reciclado para fazer papel tolha, lenço de papel, papel para impressão e outros. Para tirar as tintas e colas dos papéis que serão reciclados haverá necessidade do uso de produtos químicos e se não forem usados de maneira certa podem causar danos ao meio ambiente.
Também as latas de alumínio e os vidros são bastante usados no reaproveitamento dos resíduos sólidos, e as técnicas empregadas assim como as dos papeis e plásticos são muito importantes porque são de baixo custo, e colaboram com o meio ambiente conseguindo diminuir o consumo de energia elétrica, matérias-primas, energia de óleo combustível e o produto chega mais barato ao consumidor.
Para que haja cada vez mais o aproveitamento dos resíduos sólidos é necessário que todos nós tomemos a consciência que cada um tem que fazer a sua parte. Separe o seu lixo e ajude a chegarmos mais próximos de um mundo sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário