O conceito de sustentabilidade empresarialrepresenta uma nova abordagem ao se buscar lucro e fazer negócios, em que são consideradas iniciativas como a otimização do uso de recursos naturais e a redução dos impactos ao meio ambiente, bem como a inclusão social e o respeito à diversidade cultural e aos interesses dos envolvidos em sua totalidade. Em linhas gerais, para ser sustentável do ponto de vista empresarial, a instituição deve adotar um conjunto de práticas que demonstrem preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que as mesmas estão inseridas – e também onde atuam, ainda que de forma indireta.
Seguindo esses princípios básicos, a sustentabilidade empresarial promove não só melhorias para os consumidores como também para aqueles que trabalham na empresa, já que esse empresário costuma aplicar entre seus funcionários a mesma política social engajada em que se baseia para operar no mercado. Isso sem contar os reflexos positivos que os benefícios dessa postura politicamente correta trazem à imagem da corporação: aumentam a confiança e a fidelidade dos consumidores conscientes – que zelam e apóiam práticas ecologicamente corretas – à marca e aos produtos provenientes dessa instituição.
Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em parceria com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, ao lado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Ethos e do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo essencial é criar um ambiente de investimento que seja compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade moderna, além de estimular a responsabilidade ética das corporações por meio de boas práticas por parte das empresas.
O ISE serve como ferramenta para a análise e a comparação das performances das empresas listadas na Bovespa, considerados aspectos como sustentabilidade empresarial, eficiência econômica e a promoção do equilíbrio ambiental, da justiça social e da governança corporativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário