domingo, 3 de novembro de 2013

Conscientização / atitudes sustentáveis


O Que É Saneamento Ecológico

A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia e, por conta disso, o saneamento ecológico vem sendo pauta de diversas discussões sobre o tema.
Pode-se dizer que saneamento ecológico busca melhorar as formas em que a natureza absorve os nossos dejetos biológicos, transformando-os em algo que possa ser reaproveitado por ela. Algumas tecnologias já estão sendo estudadas para verificar a sua viabilidade. Conheça algumas delas:

Utilização da urina como biofertilizanteUrina Fertilizante O Que É Saneamento Ecológico















Consiste em utilizar um banheiro seco, ou seja, onde não se utiliza água para a descarga. O odor é bloqueado a partir da utilização do óleo vegetal, permitindo que a própria água da urina conduza o dejeto até um acumulador. A ideia dos pesquisadores é utilizar a urina como fertilizante, pois é rica em nitrogênio e os micro-organismos presentes no solo alimentam-se dela. A tecnologia de Banco de Urina utiliza esse mesmo princípio de adubagem e, de acordo com cálculos feitos por pesquisadores, um colaborador desse banco é capaz de coletar cerca de mil litros de urina semanalmente.

Wetlands

Wetlands O Que É Saneamento Ecológico











Utiliza plantas para auxiliar no tratamento do esgoto doméstico, principalmente em populações ribeirinhas. Consiste na utilização de materiais como areia, cascalho, entre outros, onde seja possível o crescimento de plantas aquáticas, principais responsáveis pela filtragem dos efluentes.

Tanque de Evaporação


Tanque de Evaporacao O Que É Saneamento Ecológico

Esse processo é semelhante ao Wetlands, a diferença é que o resultado será a água em forma de dissipação ou transpiração das plantas. É conhecido popularmente como fossa de bananeira, isso porque a bananeira é uma das plantas que possuem maior absorção de água e capacidade de evaporá-la.

Segregação de águas cinzas

Segregacao de aguas cinzas O Que É Saneamento Ecológico
Águas cinzas são aquelas que foram utilizadas em pias, tanques e não possuem tanta contaminação. Ao serem tratadas, poderão ser utilizadas com finalidades que não envolvam o consumo pessoal, ou seja, onde a água não precisa ser potável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário