Um programa no estado de São Paulo está despertando a atenção de ambientalistas brasileiros, pela sua responsabilidade ambiental. Trata-se do Programa Coletor Ambiental.
Segundo o idealizador do programa, publicitário Roberto Dias, as bitucas coletadas através de um pequeno equipamento instalado nas paredes dos prédios urbanos, são levadas para uma usina de reciclagem para serem transformadas em biomantas e, a partir daí, utilizadas na recuperação de solos degradados, onde métodos tradicionais não produziram bons resultados. “Trata-se de uma ideia inovadora e única no Brasil”, disse Roberto.
O Coletor Ambiental já está em funcionamento em algumas localidades do estado de São Paulo, desde outubro de 2010. Já são 1.250 dispositivos, em 580 pontos. A meta agora é expandir o programa para outros estados do Brasil. Cada equipamento tem capacidade para receber 800 bitucas.
O programa ora desenvolvido em São Paulo, proporciona à correta destinação às pontas de cigarros, evitando-se, assim, a contaminação do meio ambiente por metais pesados, a propagação de incêndios em áreas urbanas, bem como a entupição de bueiros.Ações simples quando bem executadas podem produzir grandes resultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário