segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Economizando a água

 Economizando água
Quando o assunto é meio ambiente os ânimos sempre acabam um pouco tensos. É correto dizermos que muito da responsabilidade sobre o cuidado com a natureza e com a sustentabilidade vem da iniciativa governamental e privada. Entretanto, não podemos apenas colocar a culpa em alguns líderes abstratos, temos que pensar o que cada indivíduo pode fazer para cumprir a sua parte. O tópico de hoje é sobre a água, um dos principais bens do planeta e que se não for preservado acabaremos a perdendo.
Somos privilegiados, enquanto brasileiros, pela grande quantidade de água que temos no nosso país. No entanto, isso só aumenta a nossa responsabilidade. Vamos então comentar sobre alguns tópicos que podem nos fazer economizar água:
Lavar o carro e calçada – não use a mangueira. Esta é a principal recomendação. Usando a mangueira durante 15 minutos, uma vez por semana, faz com que você acabe gastando quase 15 mil litros de água ao ano. Prefira um balde, vassoura, panos e escovas.
Regar as plantas – prefira regadores. Usando regadores ao invés da mangueira, você economiza menos da metade de litros de água.
Piscina – o grande problema da piscina é a quantidade de água que é evaporada e que precisa ser reposta depois. Recomenda-se o uso de uma cobertura na piscina, que reduz em 90% a evaporação da água.
Louça – Enxague a louça toda de uma só vez, depois de ensaboar todos os ítens a serem lavados. Lavando a louça com a torneira sempre aberta gasta cerca de 240 litros de água em 15 minutos de lavagem. Abrindo-a apenas para  o enxague, este número cai para 80 litros, três vezes menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário